Construindo valor na cadeia de alimentos para o Brasil

 In Notícias, Tecnologia

O Brasil precisa de um modelo global para a produção e inovação de alimentos sustentáveis. Pensamos que na cadeia de valor da produção de alimentos, os esforços devam ser colaborativos visando a utilização mais eficiente dos recursos naturais – com um forte enfoque nos objetivos de desenvolvimento sustentável.

A cadeia de alimentos brasileira- agricultura e indústria- representa aproximadamente 33% do PIB e cada vez mais tem uma importância na cadeia global de suprimentos. Precisamos urgentemente definir a nossa estratégia para gerar mais valor nessa cadeia, sob o risco de perdermos a onda da transformação a que estamos sendo submetidos globalmente.

 Devemos ser inovadores e detentores de conhecimento do nosso setor de produção de alimentos, tendo como pilar central a colaboração entre as empresas, autoridades e centros de pesquisa. Essa deve ser a estratégia para nos assegurar uma posição de liderança e competitividade na comunidade internacional e competirmos com os principais centros de inovação em food techs do mundo, que já se posicionaram de forma clara e eficiente.

Caminhando para 2050

A colaboração interdisciplinar também é fundamental para prosseguir o caminho para 2050 com uma agenda de desenvolvimento sustentável. À medida que a procura global cresce para os alimentos à base de proteínas alternativas, alimentos mais nutritivos, o Brasil deve ter tecnologias e gerar inovações para apoiar essa transformação para uma agricultura e processamento de alimentos sustentáveis e assegurar que o acesso universal aos alimentos deve ser de maneira nutricional e segura.

 Desenvolver  novas  tecnologias é vital para prevenir a fome, a desnutrição e as doenças associadas ao estilo de vida que são cada vez mais comuns em todo o mundo. Devemos construir um expertise coletivo, em que todos os elos da cadeia estão comprometidos em fazer progressos tangíveis para os objetivos globais de desenvolvimento sustentável e ao mesmo tempo inspirarmos outros a fazerem o mesmo.

 Produção com eficiência climática

Precisamos ter muito claro na estratégia da cadeia alimentar qual é a nossa visão para uma produção de alimentos completamente neutra para 2050. É preciso ter em mente muito claramente que os consumidores estão cada vez mais atentos e cada vez mais envolvidos como indivíduos e cidadãos com a responsabilidade ambiental e isso faz diferença na hora de decidir pela compra.

Portanto, é hora de deixarmos os silos para trás e unirmos esforços, com ações claras e concretas.

O FoodTech Hub Br é um ecossistema que nasceu para apoiar a inovacão na cadeia de alimentos. Vamos construir juntos essa transformação.

Recent Posts

Start typing and press Enter to search